Ilha de Jorge Grego e sua Lenda

grego_cap

A Ilha de Jorge Grego é a porção de terra mais distante da costa da Baía da Ilha Grande. Recebeu este nome por causa da lenda de um corsário grego que naufragou nas suas imediações e nela se refugiou. O local é excelente para mergulho e pesca, suas águas cristalinas favorecem o esporte.

Mas é sempre bom ficar atento ao menor sinal de mudança dos ventos, porque não há um abrigo seguro.
Ilha com cerca de 1 km², possui um dos mais espetaculares ecossistemas marinhos. Lá vivem os atobás, os imensos lagartos, colônias de corais, cardumes de variadas espécies de peixes, sem falar que é o paraíso dos golfinhos e mergulhadores do mundo inteiro.
26989_I
O mistério e a beleza que cercam esta maravilha da Ilha Grande fazem de Jorge Grego um lugar fascinante. Segundo alguns historiadores, a ilha deve ter sido doada por Martim Afonso de Souza a algum amigo com esse nome. Mas como é impossível viver na ilha e muito menos se abrigar do mar em fúria quando sopra o sudoeste, a ilha certamente nunca foi habitada. Até porque, lá não tem água (doce) em abundância que possa garantir a sobrevivência.
pousadadosmeros_ilha-de-jorge-grego-ilha-grande-4
Reza a lenda que a ilha deve seu nome ao pirata inglês Jorge Grego que teria naufragado em suas proximidades. O pirata Jorge Grego navegava em direção ao Estreito de Magalhães, quando se viu perseguido por naus da Armada Inglesa.

Atacado, sem meios de alcançar a Ilha Grande e já com o navio em pedaços, fundeou junto a terra mais próxima, conseguindo salvar suas duas filhas e um companheiro. Com o tempo as filhas foram crescendo, a pirataria esquecida e uma rica agricultura floresceu em toda a ilha. Mas certo dia Jorge percebeu a paixão de seu amigo por uma de suas filhas. Em desespero, o pirata assassinou seu companheiro e tornou-se amante de suas próprias filhas, até que a maldição caísse sobre a ilha, e ventos nunca vistos antes, varreram de repente as casas, desapareceram as lavouras, os campos secaram, e Jorge Grego, sozinho e louco, vagou pela ilha até a morte, enterrando antes, o tesouro que acumulara.
03052016131618A Ilha do Grego, Ilha Grande, RJ (Foto Internet)
A Ilha de Jorge Grego localiza-se atrás da Ilha Grande em frente à Praia de Lopes Mendes, estando a 23 milhas de Angra dos Reis. Por estar voltada para o alto mar, Jorge Grego possui uma fauna marinha excelente, com grandes peixes de fundo e de passagem.

Normalmente a visibilidade mínima esta entre 10 e 25 metros, sendo que a profundidade local varia entre 10 e 35 metros, com muitos rochedos e tocas. É local de grande abundância de garoupas, badejos, arraias, olhos-de-boi, que são vistos com frequência.
ilha-de-jorge-grego-ilha-grande-3
Apesar de ser um excelente ponto de mergulho, é aconselhável aos megulhadores com experiência avançada, devido à posição da ilha estar em mar aberto e sujeito a uma virada de mar repentina. Deve-se tomar cuidado com alguma corrente em sua face externa. Aos amantes de foto-sub, é um excelente ponto de mergulho devido ao visual acima e dentro d’água.

Obs:  A pesca, caça submarina e mergulho livre só é permitida para mergulhadores licenciados, pois está a 3,7 quilômetros da Ilha Grande, quando a lei de proteção à fauna da ilha só protege o que está a menos de um quilômetro de distância da costa, dessa forma não causando nenhum tipo de impacto negativo ao meio ambiente.

Fonte: Patrimônio em Foco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s